Pular para o conteúdo principal

O Que é Transição Capilar? Como Lidar?

Antes de mais nada, vamos explicar o que é de fato Transição Capilar a qual a mulherada, e homens também, tanto falam. Bem, transição capilar é a mudança do cabelo quimicamente tratado para o cabelo natural.

É importante ressaltar que não estou tentando forçar ninguém a partir para uma transição capilar pelo fato de ser o "assunto da vez", até porque optar pela transição é um fator muito particular e totalmente pessoal.

Quando a Transição Capilar começa?

É um fator muito particular, pois pode começar por "N" motivos e razões, por isso vou contar a minha experiência. Bem, a minha transição capilar começou há mais de 3 anos, mas foi uma transição bem "meia boca". Eu parei de fazer progressiva pois sempre quando fazia passava mal, minha garganta, nariz e olhos ardiam muito, e quando descobri que quem faz tem grandes riscos de contrair câncer nas vias respiratórias e nos olhos apenas decidi que iria parar com a progressiva de vez. Então comecei a fazer apenas escovinha e chapinha nos cabelos, por isso disse que foi uma transição meia boca, pois parei de agredir meu cabelo com química para agredí-lo com calor, e bota calor nisso! Passei esses três anos e algo mais esquentando meu cabelo e agredindo ele, tadinho. Piorou quando comecei a trabalhar e consequentemente frequentei um salão de beleza com secadores e chapinhas ainda mais potentes. Gente, meu cabelo gritava para mim: SOCORRO!!! POR QUE ESTÁ FAZENDO ISSO COMIGO?
Sempre tive um grande problema quanto ao meu cabelo natural, pois desde pequena não usava ele solto por causa do volume que sempre me incomodou, até eu começar a ver umas youtubers na internet, como a linda Rayza Nicácio e a Jéssica Andrade !! Mesmo que nem saibam da minha existência suas lindas, me ajudaram e me ajudam muito!! Então na metade do ano passado, 2016, me encontrei em uma sinuca de bico: ou me resolvia com meu cabelo e começava a deixá-lo como veio ao mundo ou continuava a agredir ele no limite (Nessa época já estava desempregada de novo! #Tristinha), então resolver partir para a guerra de deixá-lo natural. Digo guerra porque meu cabelo é bipolar gente, na frente ele é 3C e o resto 3A, sempre foi assim, até antes da química. Então comecei a deixar o calor, chapinha e secador, de lado mas infelizmente ele ficou muito danificado pelo calor, parte da franja não cacheia nem por decreto, e o resto dele ainda está assim: na raiz cacheado, na metade liso e nas pontas cacheado. Vai entender.

RESUMINDO: Minha transição capilar começou com o fato de querer me aceitar, e agradeço à Deus pela minha decisão, pois está valendo a pena.


Como lidar com as duas texturas?

Pois é, enfrentamos esse probleminha, pricipalmente quem está saindo de um trataento químico como progressiva e alisamento. Há vários penteados que você pode usar para te ajudar nesse processo. Vou fazer alguns posts,vídeos e principalmente com um cronograma capilar para nós que estamos em transição com várias dicas, penteados e resenhas de produtos que ajudam e muito! Outra opção é o Big Chop, um grande corte capilar que retira a parte danificada. (farei um post mais detalhado)

Existem penteados para cachear os cabelos e ajudar na transição?

Com certeza sim! Um dos penteados mais usados para ajudar a aquietar o cabelo nos Bad hair days é um simples rabo de cavalo, m coque daqueles simples ou um bem alto e poderoso( Amo muito!), e tranças!! Use a abuse das tranças! Vou fazer um vídeo e um post em breve com um penteado que vai valer a pena para você dormir e conseguir um ótimo Day After!!

O que fazer quando ficar com auto-estima quase nula por causa da transição?

Irá ter dias que você só vai querer pegar um secador e uma prancha e usar com vontade no cabelo, mas pense no quanto você vai ficar feliz quando puder ver ele lindo,todo cacheado quase soltando um sorriso para você em agradecimento.

Uma dica que eu dou, essa é bem particular, que funciona para mim nestes dias, é usar e abusar de bijuterias grandes, tipos aqueles da moda, o da boca, abacaxi, pimenta, banana etc.
Quais produtos devo usar na transição?

Você deve beber máscara de hidratação ! (hahahaha, é uma metáfora gente!) Busque produtos que são para cachos, como Shampoo, condicionadores, máscaras de hidratação, etc. Uma boa dica, é para você usar na finalização um Ativador de Cachos junto com um gel ou gelatina capilar e um óleo, eu recomento óleo de Argan.

Como desembaraçar meu cabelo?

Tente com os dedos, se não funcionar, penteie com um pente de cerdas largas, pois ficar penteando com um pente fino, só faz o seu cabelo ser "forçado' a ficar todo desengonçado, sem definição e correr mais risco de quebrar.


Bem galera, espero que tenham gostado do conteúdo deste Post! 

Se quiserem me acompanhar mais de pertinho é só me seguir lá no Instagram: @samaraflx

Se quiserem ajudar a essa família linda crscer ainda mais, é só se inscrever lá no Canal do YouTube, em breve com mais vídeos! 


Um Beijo enorme e um Queijo bem grandão também!! 

Comentem para que saiba o que vocês, leitores lindos estão achando !! <3





Comentários

Post mais vistos

Unboxing Bíblia Lettering JesusCopy

Olá amores e amoras!! Como vocês estão? Espero que estejam ótimos!! O post de hoje é meio que um unboxing prá lá de especial para mim, pois depois de muuuuuito tempo ( e bota muito tempo nisso), após muita necessidade e desespero consegui comprar minha bíblia! Sério, vocês não sabem o processo de indecisão que eu passei durante quase uma semana para decidir qual eu iria comprar após me deparar com o site e os modelos de bíblia do JesusCopy. Eu estava em dúvida se comprava a Capa do Leão Branco , a do Coração Vermelho ou então da Lettering , lembrando que TODAS são capa dura . E se você quer saber, todas elas tem aquelas folhas no início, como a minha tem (mais sobre  no vídeo abaixo). E se você se encontra, ou se irá se encontrar depois de uns minutos quando for dar uma olhada nas bíblias, no mesmo lugar que eu estava há umas semanas atrás, vou te dar uma colher de chá que foi essencial para que eu me decidisse. Eu me decidi assim que eu vi essa foto no perfil no Facebook

Shampoo e Condicionadores Maravilhosos! #TokBotanico

Olá amores e amoras! Este post será bem rápido, visto que já tenho um vídeo no canal falando melhor sobre estes produtos/marca. Estes são produtos que realmente me impressionaram e me surpreenderam pela qualidade. Os produto os quais estou falando são os condicionadores e shampoos da marca Tok Bothânico! Provavelmente você já deve ter visto esta embalagem em algum lugar perto de sua casa, no supermercado, em um mercadinho, e etc, mas nunca se aventurou a testar.  Pois bem, eu andei um bom período de tempo testando alguns condicionadores e shampoos da marca e obtive uma opinião concreta: são excelentes! E o melhor de tudo é que se encaixam no tópico de produtos que são bons e baratos! Comprei cada um por quatro reais. Obviamente que existe uma variação de preço de região para região, mas por aqui ( Betim, Minas Gerais ❤), a variação é em torno de R$3,00 à R$5,00. Lembrando que em ambos, tanto shampoo e condicionador, vêm 500ml! Isso mesmo! Meio litro!!! Eu s

Inoar- Linha Cachos Online #Resenha

Olá amores e amoras! <3 Hoje teremos um post que eu simplesmente amo fazer e eu sei que vocês amam ler: resenha de produtinhos para cabelo, e hoje em especial, produtos para cabelos cacheados. PS lindo: Este post não é um publieditorial, e mesmo se fosse minhas opiniões sobre o produto continuariam sendo as mais sinceras. Este post pra mim tem um significado enorme pois foram os primeiros produtinhos que eu comprei quando iniciei minha transição capilar, estes foram: o creme de pentear e a gelatina da linha Cachos Online da marca Inoar, uma de minhas favoritas. Esta resenha funcionará da seguinte forma: neste post estará a resenha da gelatina da linha Cachos Online ( pontuando sempre as minhas opiniões, como vocês já estão acostumados) e a segunda parte contendo a resenha do creme de pentear e a gelatina estará no nosso canal o qual deixarei o link aí embaixo​ e recomendo que vocês visitem! <3 Sem mais delongas, vamos a esta resenha, e espero que estejam tão